terça-feira, 9 de outubro de 2007

Valência, Granada & Sevilha!


Olá pessoal,
De volta do Marrocos, recomeçamos nosso tour pela Espanha. As primeiras 7 fotos são de Valência, uma cidade litorânea elegante ecom um toque moderno. O ponto alto de Valência é a Cidade das Artes e das Ciências (fotos 1 a 5), obra do famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que forma um complexo arquitetônico moderno com vários museus, como o de Ciências Naturais, o de Arte Moderna e um enorme aquário (o maior da Espanha). É um lugar onde você pode gastar dias inteiros se divertindo com jogos e vídeos do Museu de Ciências ou com as belas e exóticas espécies do aquário. As fotos 6 e 7 mostram a parte antiga da cidade, um lugar charmoso onde concentram-se bares e restaurantes, nos quais você pode se refrescar tomando uma "Água de Valência", bebida típica feita com licor e suco de laranjas.
Valência é sem dúvida uma cidade com ótima qualidade de vida e deu até vontade de morar lá... Vale uma visita.


































Na região da Andalucia visitamos duas belas cidades (Granada e Sevilha), que foram ocupadas pelos mouros por séculos. Para se ter uma idéia, os mouros (muçulmanos) invadiram a Península Ibérica no ano de 711 d.c. e foram expulsos pelos católicos em 1492.
Granada (fotos 8 a 25): A cidade foi ocupada pelos mouros por mais de dois séculos e meio (1248 a 1492), sendo a última ocupação muçulmana na região, deixando marcas na arquitetura, cultura e língua. A pérola de Granada é a Alhambra (fotos 15 a 25), um conjunto arquitetônico mouro riquíssimo em detalhes. Alhambra marca o início da cidade de Granada, e continha a Medina, com suas Mesquitas, o Palácio do Sultão, os jardins e as fortificações. Este complexo está hoje muito bem preservado, contendo desde ruínas até áreas restauradas. É um dos locais mais visitados da Espanha, e guarda um certo mistério e nos faz fantasiar sobre o dia-a-dia daquela época. A cidade de Granada hoje se divide em quatro partes: o bairro mouro de Albayzin, o bairro judeu, o bairro cigano Sacromonte e a parte nova da cidade. As fotos 8 a 14 mostram as ruelas de Albayzin e o ótimo albergue em que ficamos.















































































































































































































































































Sevilha: também foi ocupada pelos muçulmanos entre 1040 a 1248 d.c. Hoje Sevilha é uma cidade grande que conserva influência moura na ruas estreitas da parte antiga, nos shows de flamenco e principalmente no Alcazar (fotos 27, e 33 a 36), um complexo construído pelos mouros. Seu palácio foi residência de muitos califas e reis. É também muito rico em detalhes, principalmente nas paredes, colunas e no teto, extremamente bem trabalhados, e com um grande e bonito jardim, com fontes e laranjeiras. Para os muçulmanos os jardins eram a ligação com o paraíso.
Outro marco de Sevilha é a sua Catedral, a maior da Espanha e uma das maiores do mundo. Foi construída aproveitando-se a estrutura de uma mesquita, após a Reconquista de Sevilha pelos Reis Católicos. Lá dentro estão pinturas famosas e os restos mortais de Crsitóvão Colombo (fotos 28, 29, 31, 32 e 37).
De Sevilha seguimos para Madri, mas este é assunto para o próximo post. Até lá.




















































































































































































































6 comentários:

Unknown disse...

Estou acompanhando a saga do casal.
Dei risadas com as historias de marrocos! Sei como é ser passado pra tras assim... pero na Bolivia.

Parabéns pelas fotos.

Abraços
Adelino

Anônimo disse...

Plic e Lú,
não tive tempo de comentar sobre o Marrocos, então mando agora. Lamento informar mas acho que vcs vão passar mais vezes por este problema. Minha experiência no Egito não foi tão traumática, mas teve vários lances semelhantes. Diziam coisas absurdas: que o mercado Kank el Kalil não abria na terça-feira (mentira, o cara queria me levar na loja do primo dele); taxista de Luxor me passou preço em libras egípcias, depois disse que eram libras inglesas (10x mais caro). Mas encontrei muitas pessoas simpáticas: me ensinaram a chegar de ônibus nas Pirâmides (barato pacas!), um cara mudou de linha de metrô para ir comigo comprar passagem de trem até Alexandria (eu acho que não conseguiria sozinho, até os números árabes são diferentes), dois moleques me guiaram pelo meio de uma favela até uma mesquita, tentei pagar uma Coca-cola para eles, ficaram putos, disseram que era cortesia, não trabalho. Placar final: sacanagem 1 X 3 extrema amabilidade. Percebi que algumas coisas são muito importantes: aprenda a falar pelo menos algumas palavras na língua local (algumas valem para todos os países árabes: salam al'leicum - quando encontra alguém, quer dizer que a paz esteja com vc ; xocram - obrigado ; etc). É matador, quebra o gelo, gera muita simpatia.
Vc disse que Turquia está no rumo - PREPARE-SE. A conversão do dinheiro é incompreensível (algo como 1 euro vale 3 milhões, 817 mil liras turcas). De 10 taxistas que peguei, só 2 (aeroporto-hotel e hotel-aeroporto) não tentaram me roubar - chegavam a exibir o número de série do taxímetro, queriam cobrar aquilo. Uma hora me senti tão ameaçado que chamei a polícia (não adiantou nada, eles não me entendiam). Mas, não fique tão estressado, não compensa. Pense no lado positivo, que com certeza é muito maior (quantas pessoas do planeta têm oportunidade de fazerem um passeio tão legal quanto o seu, contratempos inclusos?)
Aproveitem!!
Beijos do primo Guilherme.

Anônimo disse...

Enrico e Lú, estou comentedo mais um dos sete pecados capitasi, além da gula que cometo teodos os dias, o da inveja. Eu aqui e eu mesma, nesta mesmisse de Lavras, vendo o casal nesta MORDOMIA.Brincadeira, estou achando muito legal e bonito tudo, vocês merecem.Afinal... o que a gente leva da vida é a vida que a gente leva.Felicidades....Tia eliana

Anônimo disse...

Enrico,
Com ou sem comentários, o importante é que você realize os seus sonhos. Vá em frente, pois isso é o que vale nessa vida.
As fotos e os lugares visitados são maravilhos.
Beijos
Francesco

Anônimo disse...

Hi, i think that i saw you visited my weblog so i came to “return the favor”.
I'm trying to find things to enhance my website!I suppose its ok to use some of your ideas!!

my website :: transcript

Anônimo disse...

I've been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It's
pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did,
the web will be much more useful than ever before.



Also visit my web page: samouprava