
Numa das cenas do filme Babel um casal em crise viaja pelo Marrocos. Num certo ponto, a esposa, visivelmente irritada, olha para o marido e pergunta:"Porquê você me trouxe aqui?". Ele responde:" Por que eu achei que nós pudessemos nos entender...". Minutos depois ela é baleada.
Bom, nao fomos baleados, mas deveríamos ter considerado esta pergunta uma premoniçao...
Sair de Barcelona para o Marrocos foi um choque... chegamos em Marrakech e nosso plano inicial era passar 12 dias no país. Nao aguentamos e voltamos 5 dias antes! Abrimos mao das passagens iniciais e compramos outras para poder sair o mais rápido o possível. Foram 7 dias de mentiras, trapaças e informaçoes erradas dadas de propósito. Descobrimos na prática que os marroquinos sao os campeoes mundiais de fedaputagem!! Impressionante, pois nao foi uma ou duas vezes: todos os dias acontecia alguma coisa que deixava claro que honestidade nao é o forte dos marroquinos. Pelo menos dos que conhecemos. Pensamos que talvez fosse só com a gente, mas todos os estrangeiros que com quem conversamos se queixaram das mesmas coisas: extorsoes, contas erradas de propósito, brutalidade. Tivemos a impressao que estrangeiros sao tolerados no país apenas por causa do dinheiro que trazem. Por várias vezes, quando estávamos em uma loja e deixávamos claro que nao iríamos comprar nada, eramos mal tratados. Pessoas começavam a gritar conosco pelo simples fato de apontar a camera fotografica. Ao comprar uma passagem de ônibus no guichê da empresa, sempre mentiram sobre a duraçao da viagem. Eles diziam 5 horas e a viagem durava 11 e meia. Eles diziam 3 e a viagem durava 6 e meia. Nem os piores ônibus do Brasil sao tao ruins quanto os ônibus que pegamos no Marrocos. Contratamos um guia oficial em Fes, acertamos o preço antes e na hora de pagar o cara mentiu na cara dura, dizendo que tínhamos entendido errado o preço! As pessoas também foram muito rudes o tempo todo. Comigo chegou ao cúmulo de um cara vir me peitar porque eu estava com a camera no pescoço em frente a loja dele. Foi uma acúmulo tao grande de fedaputagem que decidimos nao ficar nem mais um dia. Visitamos Marrakech, o deserto (que foi a parte mais legal), Fes e Casablanca (nesta, nem saimos do hotel de tanta raiva que estávamos).
Vamos começar uma campanha: "Nao visite o Marrocos! Existem 200 e tantos outros países para você conhecer antes dele".
E é uma pena porque a paisagem do país é linda, com desertos, com montanhas e desfiladeiros. Mas os marroquinos... ô raça ruim!!! rsssss. Marrocos de novo, só daqui a 4 re-encarnaçoes...rsss
Estamos agora na Espanha, em Valencia e nossos próximos destinos serao Granada, Córdoba, Sevilha, Toledo e Madrid. Até o próximo post.