sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Marrocos

Marrocos
Numa das cenas do filme Babel um casal em crise viaja pelo Marrocos. Num certo ponto, a esposa, visivelmente irritada, olha para o marido e pergunta:"Porquê você me trouxe aqui?". Ele responde:" Por que eu achei que nós pudessemos nos entender...". Minutos depois ela é baleada.
Bom, nao fomos baleados, mas deveríamos ter considerado esta pergunta uma premoniçao...
Sair de Barcelona para o Marrocos foi um choque... chegamos em Marrakech e nosso plano inicial era passar 12 dias no país. Nao aguentamos e voltamos 5 dias antes! Abrimos mao das passagens iniciais e compramos outras para poder sair o mais rápido o possível. Foram 7 dias de mentiras, trapaças e informaçoes erradas dadas de propósito. Descobrimos na prática que os marroquinos sao os campeoes mundiais de fedaputagem!! Impressionante, pois nao foi uma ou duas vezes: todos os dias acontecia alguma coisa que deixava claro que honestidade nao é o forte dos marroquinos. Pelo menos dos que conhecemos. Pensamos que talvez fosse só com a gente, mas todos os estrangeiros que com quem conversamos se queixaram das mesmas coisas: extorsoes, contas erradas de propósito, brutalidade. Tivemos a impressao que estrangeiros sao tolerados no país apenas por causa do dinheiro que trazem. Por várias vezes, quando estávamos em uma loja e deixávamos claro que nao iríamos comprar nada, eramos mal tratados. Pessoas começavam a gritar conosco pelo simples fato de apontar a camera fotografica. Ao comprar uma passagem de ônibus no guichê da empresa, sempre mentiram sobre a duraçao da viagem. Eles diziam 5 horas e a viagem durava 11 e meia. Eles diziam 3 e a viagem durava 6 e meia. Nem os piores ônibus do Brasil sao tao ruins quanto os ônibus que pegamos no Marrocos. Contratamos um guia oficial em Fes, acertamos o preço antes e na hora de pagar o cara mentiu na cara dura, dizendo que tínhamos entendido errado o preço! As pessoas também foram muito rudes o tempo todo. Comigo chegou ao cúmulo de um cara vir me peitar porque eu estava com a camera no pescoço em frente a loja dele. Foi uma acúmulo tao grande de fedaputagem que decidimos nao ficar nem mais um dia. Visitamos Marrakech, o deserto (que foi a parte mais legal), Fes e Casablanca (nesta, nem saimos do hotel de tanta raiva que estávamos).
Vamos começar uma campanha: "Nao visite o Marrocos! Existem 200 e tantos outros países para você conhecer antes dele".
E é uma pena porque a paisagem do país é linda, com desertos, com montanhas e desfiladeiros. Mas os marroquinos... ô raça ruim!!! rsssss. Marrocos de novo, só daqui a 4 re-encarnaçoes...rsss
Estamos agora na Espanha, em Valencia e nossos próximos destinos serao Granada, Córdoba, Sevilha, Toledo e Madrid. Até o próximo post.



































































































































































































































































































































9 comentários:

Deia M disse...

CARA, QUE HORROR.....MARROCOS NEM POR DECRETO!!!! FIQUEI CHOCADA!!!
BEIJOS E CUIDEM-SE BEM!!! SAUDADES! Déia.

Unknown disse...

Bom não sei quem vai ler esse comentário.Se é a Luciana ou o seu marido, mas caso seja o Marido, por favor avise a Luciana sobre este comentário!!!

Lucianaaaaaaaa....sou sua ex cliente do RPG lá da CAFISIO!!!Nooossaaaa vc ñ tem idéia como foi que eu cheguei aqui o seu blog!

Simplesmente meu professor de história(ahh ñ passei no vestibular e agora estou fazendo cursinho no ideal!!!=/) é amigo do seu marido e hoje na aula dele, ele comentou sobre a viagem de vocês e mostrou pelo data show as fotos!!! Imagina o CHOQUE quando eu te vi??? Caraa....eu pensei: "Não pode ser a louca da Luciana!!!" hehehee

Não tens noção como fiquei triste por não ter me despedido de ti e o quanto sinto falta de toda sexta conversar contigo!!! heuahehaue

O mais impressionante é que pensei muito em ti semana passada e o quanto me arrependi de não ter te visto na última vez que foste na clínica!!

Poxa por favor bora trocar e-mails sempre que puder pra não perdermos o contatoo!!!Agora que estás girando o mundo(nem me falaste isso né?! ¬¬') quero saber de tuuudooo!!!Nossa deve tá sendo maravilhosooo, tirando a visita no Marrocos!!hehehe

Imaginei o seu pavor....hehehe

Vê se me manda um e-mail viu???

marciacastelano@yahoo.com.br

Saudadeessss Luuuu!!!!!!

bjs

Anônimo disse...

Oi,meninos
Que pena essa experiencia num país que todos dizem ser maravilhoso!Mas esse lado daí nunca me enganou...Tudo vale a pena,nao e?Nas fotos dá para ver o desalento de voces dois.E a cara da Lu,é de pavor das cobras,ou do homem que te agarrou?
Aqui tudo bem.Beijos ,Mae.

Anônimo disse...

Enrico, pelo que li do seu relato a respeito de Marrocos é preferível ir para o Iraque, pois lá, pelo menos, você sabe o que te aguarda.... Que Deus continue iluminando a sua jornada, parabéns pelo Blogger. Abrs José Márcio

Anônimo disse...

Olá cunha!!! Como vai vai essa vida boa?? Beijos estou adorando as fotos e boa sorte!!
Andreza Dantas

Unknown disse...

lu ta tudo taõ lindo,até o marrocos,hehe,poxa não imaginava q era assim!!!!!adorei a sua cara de horror com as cobras,que coragem!!!!!!saudades!!!!!bjos....

Área Amarela disse...

Nossa! Por issso que é bom ter amigos pra nos informar!
Nunca imaginei que Marrocos seria "Má-rrocos".rsrs
Se cuidem!!
Bjs
Ana Paula

Anônimo disse...

Os muculmanos mais ortodoxos nao podem ser fotogafados. Inclusive, nao pode haver nenhua representacao pictorica de seres humanos nas mesquitas e medersas como voce deve ter observado. Por isso muitas pessoas gritam mesmo quando veem uma camera apontada para elas. E um pecado e uma ofensa a sua religiao.

Unknown disse...

Obrigada pela dica, estava mesmo pesquisando para tomar decisão se irra ou não pra lá mes que vem, decidi: não vou